top of page

REGRAS DE LIVES NO YOUTUBE



Diante do cenário de casas de shows fechadas e festivais adiados por conta do coronavírus, artistas aderiram de vez às performances ao vivo nas plataformas digitais. A popular LIVE no YouTube, no entanto, também exige planejamento, técnica e conhecimento das regras da plataforma para que tudo siga bem e ela possa ser monetizada e patrocinada. Para isso, ela deve estar de acordo com os Termos de Serviço e Diretrizes da Comunidade.


Ler os termos e diretrizes acima é de extrema importância para que a LIVE não seja prejudicada ou removida pelo próprio YouTube, como temos visto acontecer com uma série de artistas na mídia. Além disso, ela precisa se adequar as leis brasileiras e não infringir direitos autorais. Verifique que você tem a liberação integral do conteúdo para trasmissão ao vivo e para manter em seu canal quando ela terminar. Confirme se você tem os direitos de performanceClique aqui para ler o manual completo para eventos digitais.

Antes de fazer a sua LIVE assegure-se de que vc tem:

– Direitos Fonográficos – Direitos autorais – Direitos de privacidade – Uso de imagem, marca, etc. Entre outras.

O YouTube não realiza a verficação desse direitos e você fica sujeito a remoção oou desapropriação do conteúdo pela respectivo detendor dos direitos ou pela justiça brasileira, que pode ainda entrar com outros recusos judiciais. Veja mais neste link.

O YouTube conta com uma combinação de pessoas e tecnologia para identificar conteúdo inadequado: o sistema de sinalização automática da plataforma, membros do programa “Trusted Flagge” e a comunidade. Portanto, não tente burlar ou encontrar brechas nas diretrizes, compreenda-as e respeite-as para que seu conteúdo continue fluindo na plataforma.

Conteúdo proibido: – Nudez ou conteúdo sexual – Conteúdo nocivo ou perigoso – Incitação ao ódio – Conteúdo gráfico ou violento – Assédio e bulling – Spam, metadados enganosos ou faudes – Ameaças – Direitos Autorais – Privacidade – Falsificação de identidade – Segurançca infantil – Outras políticas

Entenda cada um delas a fundo neste link.

Alguns pontos de extrema importância que tem sido relevantes ultimamente e contrariam as políticas de segurança do YouTube: – Incitação ao uso de droga – Fabricação de drogas pesadas – Menores usando álcool ou drogas – Venda de qualquer tipo de droga – Linguagem vulgar, sexual ou obcena

Se sua LIVE foi replicada no YouTube você pode enviar uma violação de direitos autorais através deste formulário.


MONETIZAÇÃO

Endossos, colocações pagas de produtos e integrações de marca

Pode fazer, porém é preciso marcar a caixa: “Esse vídeo contém promoção paga”. Veja como neste link.

Toda a propaganda paga precisa estar em conformidade com as políticas de anúncio do YouTube.

Artistas e marcas são responsáveis por cumprir suas obrigações legais externas ao YouTube. Saiba mais.


O YouTube oferece uma variedade de opções de anúncios

Veja aqui os diversos formatos que plataforma oferece.

Além disso, se o seu canal for  ativado para monetização e elegível, o YouTube pode veicular anúncios durante o seu vídeo.  A veiculação não é garantida  e alguns espectadores podem não ver o anúncio:

– Pré-Roll – são exibidos antes da  transmissão ao vivo – em celular e computador – Mid-Roll – são exibidos durante a transmissão e dependes da implementação técnica ao lado do YouTube – Anúncios Gráficos e de Display – são exibidos ao lado ou sobre o vídeo – somente no computador

Se houver anuncioantes interessados em veicular anúncios em suas transmissão, entre em contato com o YouTube e os funcionários altamente qualificados irão ajudar e aplicar esse anúncio da melhor maneira possível.

Um caso típico que tem acontecido nas transmissões atuais é do artista passar uma propaganda (como as que passam na TV) durante o seu video. O YouTube proibe esse tipo de formato, pois ele mesmo faz este serviço. Então, alguns videos tem tido a sua propaganda removida ou video desativado temporariamente para esses consertos.


AJUDA DE MARKETING

Use as marcas #FiqueEmCasa e Cante#Comigo.

– Envie seu evento com antecedência para o site Google g.co/emcasa, onde é liberada uma lista oficial com as próximas LIVES. A agenda é atualizada toda segunda e quinta-feira. – Baixe a marca FIQUE EM CASA E CANTE#COMIGO aqui. – Tenha sua transmissão divulgada pelas redes sociais oficiais do Youtube e possivelmente incluida na playlist oficial do Cante#Comigo. Envie com antecedência. – Informe a sua audiência da sua LIVE com maior antecedência possível. Para avisar o YouTube da sua LIVE, preencha este formulárioSó envie esse formulário se a data e horário estiverem certos e não tenham alteração. O YouTube não faz corrreções ou trocas. Ele só funcionará caso o YouTube seja avisado até a quinta feira da semana anterior a sua transmissão. Avise a gente também com essa antecedência. O que pudermos, vamos fazer para te ajudar a divulgar o seu conteúdo.


bottom of page