Althair & Alexandre





Discografia





Vídeos





Redes Sociais



SITE | FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE




Biografia



Há mais de três décadas na ativa, Althair & Alexandre são considerados uma das duplas sertanejas mais tradicionais e competentes do Brasil. Grandes intérpretes do gênero, os irmãos têm atravessado gerações com canções românticas, dançantes e composições do cancioneiro rural e urbano. Com uma marca renovada (antigamente eram conhecidos como Ataíde e Alexandre) e uma trajetória consolidada e de sucesso, com shows pelos quatros cantos do País e hits que contam a história da música sertaneja, Althair & Alexandre conduzem com seriedade, talento e humildade a carreira, conquistando o respeito e a admiração do público, de novos e conhecidos nomes do segmento, da crítica e mídia especializada.

Além disso, Alexandre é conhecido como um dos maiores compositores do gênero, com mais de 5.000 obras, 1.500 delas gravadas. É autor de sucesso nas vozes de Chrystian & Ralf, Paula Fernandes, Zezé di Camargo & Luciano, João Paulo & Daniel, Chitãozinho & Xororó, Gino & Geno, César Menotti & Fabiano, Rionegro & Solimões, Cleiton & Camargo, Raça Negra e de cantor Pablo do Arrocha, dentre muitos outros. Dentre as letras assinadas por ele estão: “Laço Aberto”, “Tá Nervoso Vai Pescar!”, “Estrada do Amor”, “Deus Me Livre”, “Ô de Casa, Ô de Fora”, “Agenda Rabiscada”, “Hoje Eu Sei”, “Amor Carrapicho” e “Página de Amigos”.

Althair & Alexandre possuem atualmente na discografia 30 trabalhos, entre discos, CDs e DVDs. O último CD como Ataíde e Alexandre foi , “Majestade à Mulher” (2016), conta com a direção geral de Raul Jr. e traz uma sonoridade renovada, que vai de encontro ao atual momento da música sertaneja.

Em 1980, cheios de vontade, talento e sonhos, ainda com o nome Ataíde & Alexandre, a dupla em sua antiga formação desembarcou em São Paulo com um objetivo promissor: queriam conquistar o Brasil, dispostos a seguirem os passos de grandes nomes como Tonico & Tinoco, Milionário & José Rico, Tião Carreiro & Pardinho e tantos outros. O disco, “Meu Caminho” teve lançamento em 1983. Três anos depois, com o terceiro álbum, “Ataíde & Alexandre”, os cantores alcançaram o primeiro disco de ouro e a participação inédita de uma dupla sertaneja no programa Globo de Ouro, da TV Globo. A música responsável pelo sucesso é a inesquecível “Você Marcou Pra Mim”.

Um divisor de águas aconteceu em 1990, ano que marcou o início da segunda fase de Ataíde & Alexandre, quando Alexandre (fundador da dupla) chamou seu irmão mais novo, Althair, para incorporar o novo ‘Ataíde’, antes no papel de um amigo do artista. Com as mudanças, eles ficaram seis anos sem gravar, afinando as vozes e se preparando para novos desafios. Foi durante esse período que Alexandre descobriu o dom da composição e, em pouco tempo, tornou-se um dos compositores mais famosos do Brasil.

Em 1996, os irmãos apresentaram o primeiro disco da nova fase, “De Cara Nova”, que trouxe como carro chefe “Não Brinque de Amor Comigo”. Dois anos depois, a dupla estourou a música “Deus Me Livre” regravada logo na sequência pela banda Raça Negra. Em 1999, lançam “Laço Aberto”, um clássico sertanejo que tem um estilo country-reggae e que foi incluído no “Clube da Viola II”, ajudando o CD a conquistar o disco de ouro por ter sido uma das faixas mais executadas nas rádios de todo o país. O sucesso foi tanto que em 2000, o 11o CD levou o nome da canção “Laço Aberto”.

De lá até os dias atuais, com muita dedicação e maestria, os irmãos continuam apresentando inúmeros hits, prezando tanto na arte de interpretar quanto na arte de compor canções ricas em letra, poesia e melodia. Atentos às mudanças do mercado, mas sempre levantando com garra a bandeira do sertanejo tradicional, seguem como uma das mais importantes duplas do Brasil, escrevendo, literalmente, capítulos significativos do segmento.

No segundo semestre de 2016, a dupla anunciou a nova marca, Althair & Alexandre, que dá inicio a essa fase mais moderna e atual.