Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha antiestigma do mundo!
Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. (…)¹
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde-OMS em 2019, “entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.(...)
Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu(...)²,ligado a julgamentos, mitos, estigmas, falta de informação e de preparo das pessoas para lidar com a questão.
Ao participar da campanha Setembro Amarelo junto ao CVV em 2019 com a música “Vozes do Silêncio”,o cantor e compositor Carlinhos Brown afirmou “O suicídio não está restrito a uma faixa etária ou âmbito social. Acho que com a música conseguimos apresentar um caminho muito claro de escuta com palavras-chave.”
E como a música pode ajudar?
Aqui vão algumas dicas de Angelica Calheiros - Colaboradora do Blog CVV
“Não importa se você gosta de pop, rock ou eletrônica, ou qualquer outro gênero, ouvir música é considerado uma boa opção para tentar lidar com as emoções e até mesmo controlá-las, principalmente quando há dificuldades de expressar e comunicar o que está se pensando e sentindo. (...)Pois é, a música é muito mais do que uma opção de entretenimento e você pode usá-la a seu favor ao escolher integrá-la à sua rotina diária. (...)A música também pode fortalecer as conexões sociais, seja quando você compartilhar suas playlists favoritas com amigos ou conhecer pessoas novas durante a fila de um show ou em uma aula de música. Além de ajudá-lo a se conectar com você mesmo, a música conecta você ao mundo. ³
É com essas palavras que a Atração se engaja na campanha Setembro Amarelo desse ano. Amor e empatia ! A Música pode abraçar você!
Compartilhe essa ideia!
Fontes: trechos extraídos de https://www.setembroamarelo.com/ ¹ e ²
Informe-se : https://inspiracao-leps.com.br/
www.cvv.org.br - telefone de contato do CVV - 188 (as ligações são gratuitas).
Commenti