top of page

Spotify Sound Up Brasil


O Sound Up é um programa do Spotify que já aconteceu nos Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Reino Unido, e chega pela primeira vez na América Latina. Ele vai acontecer em duas fases: uma primeira etapa virtual e remota em Agosto e Setembro de 2020, seguido por uma experiência presencial imersiva em 2021, e será 100% em Português.

Você é um/a jovem negro ou indígena que tem entre 18 e 30 anos com uma grande ideia para um podcast? Muitos jovens negros e indígenas já estavam produzindo conteúdos incríveis antes da atual explosão dos podcasts, mas ainda há muito o que ser feito para que essa mídia seja mais diversa e inclusiva. Para que caminhemos nessa direção, o Spotify vai realizar o Sound Up Brasil, um programa de treinamento para aspirantes a podcasters com grandes ideias e muita vontade de aprender. Nosso objetivo é criar um espaço e amplificar vozes, histórias e perspectivas – uma plataforma para pessoas apaixonadas pela mídia com grandes idéias, mas que ainda não tem o conhecimento, prática ou conexões para executá-las.

A etapa virtual acontecerá ao longo de quatro semanas, com 20 participantes selecionados que serão introduzidos ao processo de criação de um podcast. Neste workshop virtual, os participantes aprenderão desde como desenvolver a sua ideia, tipos de narrativa, produção, como realizar entrevistas, edição e todas as demais etapas, com diversos especialistas da área. O Sound Up virtual consistirá em sessões ao vivo não-presenciais programadas, lições gravadas, reuniões individuais com a equipe e os facilitadores do Spotify, além de tarefas leves e dinâmicas. Após o fim do workshop os participantes terão oito semanas para preparar seu projeto final e apresentá-lo para concorrer às 10 vagas da etapa presencial do Sound Up Brasil em 2021. Todos os 20 candidatos ao programa virtual receberão um gravador, computador, fones de ouvido e acesso à Internet. Os candidatos devem se inscrever individualmente, e não como podcasts ou grupos, e devem obrigatoriamente morar no Brasil.

Quem é elegível: Qualquer pessoa que se identifique como negro ou indígena, que tenha entre 18 e 30 anos, apaixonado por podcasts. Nenhuma experiência prévia é necessária – estamos procurando as melhores ideias e muita disposição em aprender mais sobre esse universo. Como parte do critério de seleção, também vamos considerar a realidade socioeconômica dos inscritos, buscando candidatos que tenham baixa renda familiar. Os participantes deverão participar de todas as 4 semanas de programação virtual, assim como produzir e enviar um projeto final para os avaliadores. Os participantes também devem estar disponíveis para participar do treinamento presencial em São Paulo durante uma semana em 2021, data ainda em a ser definida.

Quanto custa: O Sound Up Brasil é gratuito.

Preciso saber inglês? O Sound UP Brasil será inteiramente em português.

O que está incluido: Todos os 20 candidatos ao programa virtual receberão um gravador, computador, fones de ouvido e acesso à Internet.

2020: Quatro semanas de treinamento virtual – uma combinação de aulas virtuais ao vivo, aulas gravadas e tarefas. Este será um compromisso de aproximadamente 08 a 10 horas semanais. Todas as aulas serão programadas para o final do dia/noite para acomodar o maior número de participantes possível. O restante do conteúdo é flexível e pode ser assistido nos horários mais convenientes para cada um.

2021: Serão selecionados 10 participantes da primeira etapa para o treinamento presencial, que inclui uma semana de workshops, painéis e atividades sobre podcasts liderados por especialistas e profissionais. Essa segunda etapa será presencial e irá acontecer na cidade de São Paulo, mas é aberta para participantes que morem em qualquer lugar do Brasil. Todo o deslocamento, hospedagem e alimentação estão incluídos. Como estamos propondo um processo imersivo, todos os participantes serão convidados a se hospedarem no mesmo hotel durante essa semana, mesmo que morem em São Paulo.

Qual é o prazo para as inscrições? 17 de julho de 2020, às 23:59, horário de Brasília.

Quem é o dono da minha ideia: Todo o trabalho enviado ou realizado ao longo do programa permanece como propriedade exclusiva dos participantes. Isso significa que, ao enviar esta inscrição, ser aceito ou receber os subsídios finais de produção, suas ideias e seu podcast continuam sendo seus.

O Sound Up Brasil acontece de: 24/Agosto até 18/Setembro de 2020.

Participe virtualmente, da sua casa ou de qualquer outro lugar. Inscrições abertas!

O prazo final para recebimento de projetos é 17/Julho, às 23:59, horário de Brasília.

bottom of page